Com mais de 680 focos de fogo somente no final de semana, o Tocantins registrou casos de queimadas de grandes proporções em diferentes regiões, nas zonas rurais e urbanas. Esse número do fim de semana se soma aos 2,3 mil registros ocorridos já em setembro, que deixam o Estado com 7, 8 mil focos em 2010, os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep). 

Entre os incêndios de grandes proporções que chamaram a atenção e foram noticiados no final de semana com atuação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão casos na região do Cantão e nas cidades de Talismã, Gurupi e Palmas. 

Cantão 

Os participantes do Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo)  combatem incêndios florestais na região do Parque Estadual do Cantão (PEC). No último sábado, 12, a área afetada teve um sobrevoo para avaliação com representantes do Naturatins, Exército e Defesa Civil Estadual. 

Durante o sobrevoo, os envolvidos realizaram o reconhecimento da área e fizeram a avaliação da situação dos incêndios na área do Cantão para realizar o planejamento e as estratégias do Exército para auxiliar com as suas brigadas na prevenção, controle e combate do fogo.

Conforme o Naturatins, as equipes de combate ao fogo trabalham com um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas com helibalde, compartimento pendurado na parte de baixo, que transporta água para o combate às queimadas. A aeronave também faz o deslocamento dos brigadistas aos locais necessários. No Cantão, atuam um quantitativo de 25 homens no combate. 

Talismã

Já em Talismã, conforme a Defesa Civil Municipal, um incêndio de grandes proporções atingiu uma fazenda em Talismã e colocava em risco outras propriedades da região. O fogo começou ainda na sexta-feira, 11, e até o domingo, 13, ainda estava sendo combatido. 

Na data, mesmo com uma grande mobilização de brigadistas, produtores e voluntários da região a área queimada já chegava a 306,3 hectares. A suspeita é que o incêndio tenha origem criminosa, já que uma testemunha disse à Defesa Civil que viu um homem em uma motocicleta parando em uma estrada rural e ateando fogo em uma área com mata seca.

Gurupi

Em Gurupi, conforme apurado pelo G1 Tocantins, uma queimada de grandes proporções ameaçou casas no Residencial Daniela ainda no sábado, 12.  O Corpo de Bombeiros precisou de três viaturas e levou aproximadamente uma hora para controlar as chamas . O fogo ficou concentrado em uma área de mata.

Não houve feridos, entretanto vídeos de moradores compartilhados nas redes sociais mostram que houve correria de pessoas tentando se afastar das chamas. O local atingido fica perto da nascente do córrego Mutuca, que corta a cidade.

Palmas

O Jornal do Tocantins divulgou um registro de queimada deste domingo, 13, em Palmas. O fogo que logo atingiu grandes proporções assustou os moradores. O Parque Sussuapara e também a mata do entorno do local foram castigados pelas chamas e os bombeiros chegaram a ir até o local, mas o fogo já havia sido extinto. 

Segundo a corporação, aproximadamente 5 mil hectares ficaram queimados e há informações que desde a sexta-feira, 11, haviam focos na região. Não há relatos de pessoas que tenham ficado feridas com a queimada naquela região. Durante o incêndio neste domingo, linhas de transmissão de energia elétrica chegaram a ser afetadas e houve oscilações no fornecimento para aproximadamente 26 mil consumidores, que durou menos de três minutos.