Esta segunda-feira, 4, deveria ser o dia de volta às aulas em todas as escolas estaduais do Tocantins, entretanto, 399 alunos do Colégio Estadual David Barbosa Rollins, em Marianópolis, a 178 km da Capital, ficaram em casa porque as aulas não foram retomadas. O motivo: a única escola estadual da cidade está sem professores e servidores da limpeza.

A diretora Norneide Romão da Silva Santos explica que a escola precisa de 19 professores para atender todas as turmas, no entanto, está somente com um profissional efetivo trabalhando nesta segunda. Além disso, o Colégio está sem serviço de limpeza e de alimentação por falta de servidores. “Eles tiveram contratos extintos no início de janeiro e o Governo ainda não liberou o contrato dos professores nem dos servidores”, enfatiza.

Conforme Norneide, há somente servidores administrativos na unidade e não havia condição de dar início ás aulas, por isso, os alunos e pais responsáveis foram avisados somente a mudança. “Não há planejamento de aulas, as salas estão todas sujas, não temos condição de colocar aluno em sala”, destaca.

Porém, a previsão é que as aulas sejam retomadas ainda nesta tarde de segunda ou na terça-feira, 5, pois há uma orientação da Diretoria Regional de Ensino (DRE). “O parecer que elas deram hoje é para chamar os professores do ano passado e colocá-los em sala até amanhã”, explica.

Com isso, os professores devem voltar para as salas de aula mesmo sem serem contratados efetivamente para garantir que não haja mais prejuízos aos alunos. Além da situação com os professores, a própria diretora foi acionada para continuar no trabalho mesmo também estando exonerada.  “Ainda não estamos nomeados, o Tocantins inteiro está com diretores aguardando nomeação”, ressalta diretora.

O Colégio David Barbosa atualmente atende alunos do sexto ano do fundamental até a terceira série do ensino médio e funciona em dois turnos, matutino e vespertino. “Nós tínhamos o turno noturno, mas agora nesse horário nossos professores atendem a dois assentamentos próximos da cidade, dando aulas em outros prédios”, complementa.

Resposta

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) esclareceu que “para garantir que o início do ano letivo transcorra sem prejuízos aos estudantes, determinou que os diretores das unidades escolares da rede estadual convoquem os professores contratados que compuseram os quadros das equipes até o final do ano passado”, e que esses professores devem retornar nesta segunda. 

A Seduc ainda afirma que já havia orientado aos diretores das escolas que priorizassem os professores efetivos na elaboração do cronograma nos dois primeiros dias de aula, que esse tempo seria o necessário para que os professores contratados retornem às atividades docentes. Além disso, a Secretaria também está adotando os procedimentos necessários para iniciar a contratação dos profissionais para as áreas de limpeza e alimentação nas unidades de ensino que não dispõem de servidores efetivos nestas áreas.

Já no caso específico da escola em Marianópolis, “as providências não foram tomadas pela gestão escolar”, diz a nota. E por isso, a Seduc designou uma nova direção interina, que estará à frente da unidade escolar, garantindo a retomada, imediata, das aulas.