Dividida entre as tarefas domésticas e uma rotina de trabalho autônomo, a manicure Janete Souza dos Santos, 40 anos, também cuida do filho Samuel de Jesus de 1 ano e 11 meses. Mas como precisa sair de casa para atender as clientes, nem sempre tem com quem deixar o pequeno, já que seu marido também trabalha. No entanto, para resolver o impasse, ela relata que desde que o bebê tinha seis meses de idade ele foi cadastrado no sistema da Prefeitura de Palmas para estudar em um dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as creches, mas até hoje, a família nunca conseguiu a vaga para o menor.

“É complicado porque meu marido e eu precisamos trabalhar para sustentar a família. Nossa esperança seria conseguir na prefeitura uma creche para ele ficar. Mas ao invés de termos algo que é do nosso direito, somos obrigados a lidar com essa demora e uma longa fila de espera”, comenta.

A manicure mora no Setor Santo Amaro, região Norte de Palmas, por isso, almeja matricular o bebê em um local próximo. “Ficaria complicado levá-lo de bicicleta em uma creche mais longe. O ideal seria conseguir uma vaga aqui perto de casa. Mas nem mesmo em uma unidade mais longe deu certo. Fico indignada com o descaso do poder público sobre a educação. Esse é um direito do meu filho enquanto criança e cidadão. Não temos condições de pagar uma creche particular”, desabafa.

A creche que Janete almeja matricular seu bebê, no setor Santo Amaro, está com as obras paradas. Nossa equipe de reportagem esteve no local e verificou que a construção está abandonada. Na placa, o empreendimento que está orçado em R$ 1.873.000,00, seria realizado com recursos provenientes da Prefeitura de Palmas e do governo federal.

A informação na placa, que é possível ser visualizada pela comunidade, aponta que a construção foi iniciada em fevereiro de 2017 e deveria ter sido entregue em março também do ano passado, ou seja, em apenas um mês ela seria concluída. Contudo, a realidade anda longe do prometido, porque basta passar em frente à obra para vermos um local totalmente abandonado e invadido por vândalos.

Atrasos

Infelizmente essa é a realidade também de outros Cmeis que estão com as obras paradas em Palmas. Desta forma, dos oito Centros Municipais de Educação Infantil que estão em construção na Capital, apenas um deve ser entregue ainda este ano à população, diferente do que foi informado pelo secretário municipal da Educação Danilo de Melo no início do ano.

Durante a inauguração da última unidade desta natureza, o Cmei João e Maria (na Arso 32, região Sul da Capital), o gestor afirmou à população que sete unidades ficariam prontas neste ano. Ele garantiu que as unidades começariam a ser entregues a partir de março e os outras deveriam ser concluídas a cada mês seguinte, de acordo com o retorno da verba do Ministério da Educação, o que não aconteceu.

Na época, a Prefeitura de Palmas também informou que a expectativa é que juntos esses oito centros ofereceriam em torno de 3.500 vagas para a Educação Infantil, o que supriria um déficit de aproximadamente 3.000 crianças.

A expectativa da Secretaria da Educação é que os 8 CMEIs, que ainda devem ser concluídos, ofertem 3.500 vagas