Uma operação da Polícia Civil desarticulou um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas sintéticas ilícitas, que eram trazidas da fronteira do Brasil com o Paraguai para serem comercializadas em Gurupi.  A ação ocorreu nesta sexta-feira, 17, e envolveu agentes da Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa. 

Conforme a Polícia Civil, as investigações começaram há 60 dias e após o levantamento de evidências um pedido pela prisão temporária de cinco suspeitos de participar do grupo foi enviado à Justiça. A liberação dos mandados de prisão e o cumprimento ocorreram nesta sexta. 

A Polícia Civil informou ainda que as investigações começaram quando uma estudante que estava no Paraguai voltou ao Brasil em razão da pandemia da Covid-19, acabou sendo presa há dois meses. As investigações descobriram que a detida enquanto estava no país vizinho fazia o contato com os traficantes e tinha começado a trazer drogas como LSD e ecstasy para Gurupi. 

A estudante ainda estava se organizando para trazer até haxixe de alta qualidade e alto valor agregado, conforme apurado pela Polícia Civil. A partir da prisão da jovem, que não teve o nome ou idade divulgada, os policiais conseguiram l identificar os demais envolvidos, sendo que um dos suspeitos era irmão da presa. 

Segundo a Polícia Civil, os irmãos eles dividiam os custos para trazer a droga e, além da venda direta, repassavam o produto para outros traficantes. A dupla teria chegado a adquirir pelo menos três mil micro-pontos de LSD, que eram revendidos em Gurupi. Durante a ação de cumprimento dos mandados de prisão e de buscas domiciliares, a Polícia Civil encontrou porções de cocaína e maconha, dinheiro e aparelhos celulares.