A Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) apreendeu cigarros eletrônicos e outros derivados do tabaco vendidos de forma irregular nas últimas semanas na Capital. Em diagnóstico realizado pelo órgão durante fiscalização, 22 tabacarias e mais 177 locais de venda não especializados foram cadastrados como estabelecimentos voltados ao consumo in loco ou pontos de comercialização indevida.

A comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil desde 2009. Porém, segundo a Visa, o consumo do produto tem crescido principalmente entre os jovens. De acordo com a gerente da Visa de Palmas, Joselita Monteiro Macedo, o órgão monitora tabacarias, boates e bares da Capital frequentemente com o intuito de diminuir os riscos à saúde da população. “A grande variedade de produtos disponíveis no mercado, a maioria irregular, e a facilidade de acesso são fatores que justificam e requerem nossa vigília permanente”, enfatizou.

Tabagismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo está inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) por ser reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, responsável por aproximadamente 5 milhões de mortes por ano no mundo. É considerada a maior causa de morte evitável e com maior crescimento em nível mundial.