Em construção desde julho de 2021, a ciclovia de terra aberta ao lado da TO 010, sentido para Aparecida do Rio Negro,  terá seu pedal inaugural no dia 9 de julho, mas a história da rota alternativa para ciclistas irem até Taquaruçu teve seu primeiro registro de acidente entre ciclistas e motociclistas no domingo, 3.

A via tem tráfego exclusivo para bicicletas e proibido para carros e motos, mas, por volta das 10h30 do domingo, o empresário e ciclista Rodrigo Margonari de Faria, 45 anos, sofreu uma colisão com um chacareiro na ciclovia.

O empresário afirma que pedalava na ciclovia e, ao realizar uma curva, bateu de frente com o motociclista, que trafegava no sentido oposto da via. “Ele caiu junto comigo, cada um pra um lado, mas ficou lá o tempo todo. A rodovia é muito perigosa para nós, então foi feita a ciclovia e tem toda a sinalização que proíbe carros e motos no local, mas mesmo assim, veículos motorizados estão entrando na ciclovia” conta.

Embora a via esteja sinalizada com placas avisando a proibição de carros e motos, o ciclista afirma que falta a sinalização nos cruzamentos. "Tem muita vicinal, e saída de chácaras que, para ter acesso a rodovia, precisam passar por essa ciclovia, então acho que falta sinalização nas vias de acesso de cruzamento, para saber que é uma ciclovia, porque senão os condutores cruzam a faixa e podem causar acidente”, afirma.

O ciclista também faz outra observação com relação a sinalização no local. “São 9km aproximadamente de ciclovia até o Machado, as placas de advertência que proíbe veículos motorizados, estão longe, praticamente nas extremidades, então ocorre que as pessoas que trafegam nesse meio não observam. Acho importante uma divulgação maior e conscientização junto aos chacareiros”, analisa. Ele teve escoriações no ombro, braço, perna e danos no capacete, devido à queda.

O JTo falou com o chacareiro, mas ele não quis se manifestar sobre o acidente.

A estreia da rota será no sábado, 9 de julho, com o passeio ciclístico que sai da capital até taquaruçu. O passeio sai às 6h30, no posto Eldorado, na TO 010, sentido para Aparecida do Rio Negro.