Com dez meses de vacinação, o município tocantinense com o maior percentual de moradores que completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 é Chapada da Areia, com 66.03% da população imunizada com a segunda ou a dose única. O número é o contabilizado até está segunda-feira, 15, pelo Integra Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A cidade tem uma população estimada em 1.415, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Logo atrás estão municípios como Crixás do Tocantins e Tabocão, com um pouco mais de 64%. As duas cidades têm populações estimadas em 1.749 e 2.615 pessoas, respectivamente.  Outras quatro cidades têm percentuais acima dos 60%, sendo Oliveira de Fátima, Nazaré, Bernardo Sayão e Sandolândia, segundo os dados do Integra Saúde. 

Além disso, junto com esses sete municípios, outros 38 chegaram pelo menos ao índice de 50% da população imunizada. Em meio a essas cidades estão nomes como Porto Nacional com 53.92%, Miracema com 52.77% e até mesmo Palmas e Araguaína. 

A Capital tem índice de vacinação com segunda dose em 50.38% e Araguaína, 50.93%. Já Gurupi, a terceira maior cidade do Estado está um pouco atrás com 49.51%. 

Esse número de 45 cidades que ultrapassam metade da população totalmente imunizada se torna baixo se considerar que o Tocantins tem 139 municípios. Esse dado reflete a realidade do Estado que, segundo a SES, tem apenas 65,15% vacinada com a primeira dose e 46,70% com a segunda ou única dose.

Uma cidade com dados que chama atenção é Aguiarnópolis, apesar de apenas 43.18%da população ter tomado a primeira dose, 41.50% também já tomou a segunda. 

Na outra ponta dos números do Integra Saúde, a cidade com menos vacinados é Maurilândia do Tocantins, com 26.39% da população que tomou a segunda dose. Praia Norte e Lagoa do Tocantins estão também no fim do ranking com um pouco mais de 27% dos moradores que completam o ciclo.