Nesta terça-feira, 2, é lembrado o Dia de Finados, e as Prefeituras de Palmas, Araguaína e Gurupi divulgaram as programações de celebrações religiosas nos cemitérios municipais para a data neste ano. As duas maiores cidades do Estado esperam receber mais de 40 mil pessoas, já a terceira cidade não divulgou expetativa de público.  A data é feriado nacional e os familiares e amigos aproveitam para fazer homenagens para os falecidos.

Em Palmas, a expectativa é que em torno de 45 mil pessoas passem pelos quatros cemitérios da cidade, o Jardim da Paz e o São Miguel, além dos cemitérios de Taquaruçu e de Buritirana. O horário de visita está fixado das 7 às 18 horas e, neste ano, serão realizadas missas no Cemitério Jardim da Paz, duas pela manhã e duas à tarde. 

Para essas celebrações o local contará com estacionamento interno para mais de 200 veículos e mais três entradas, na lateral, para facilitar o acesso aos túmulos. Ainda que para garantir a segurança dos visitantes e a fluidez do trânsito, equipes da Guarda Metropolitana e dos Agentes de Trânsito estarão presentes nos cemitérios.

 

esta segunda-feira, 1ª, véspera do feriado, muitos palmenses aproveitaram para fazer antecipar a visita aos túmulos e evitarem aglomerações. A Prefeitura de Palmas alertou que as que as medidas protetivas contra a Covid-19 devem ser mantidas. “Não se esqueçam de usar máscara e manter o distanciamento. Temos lavatórios e dispenser de álcool, mas é importante que cada um traga o seu, até devido à quantidade de visitantes ser muito grande no dia”, orientou o diretor de Limpeza Pública, William Roberto de Ataídes.

Em Araguaína, mais de 40 mil pessoas são esperadas no Cemitério São Lázaro neste Finados. A Prefeitura de Araguaína programou um esquema de segurança na região e disponibilizará apoio de saúde no local durante a visitação. Os portões estarão abertos das 6 às 18 horas. Para os moradores entrarem no espaço público será obrigatório a utilização máscara

O São Lázaro, principal cemitério da cidade, contará com três tendas e cadeiras, uma interna e duas externas, para abrigar os eventos religiosos da data. Haverá patrulhamento da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito e Polícia Militar, além de uma equipe médica da Secretaria Municipal da Saúde e Corpo de Bombeiros. Ainda estão os 23 comerciantes inscritos estarão no local comercializando alimentos, flores, velas e outros produtos no entorno do Cemitério São Lázaro.

Na entrada, haverá higienização das mãos com álcool e fiscalização quanto ao uso de máscara. “No ano passado, nós regulamos a entrada de pessoas por conta da covid-19 e neste ano não haverá a contagem na entrada. A única obrigatoriedade será manter o uso da máscara de proteção, algo que faz parte da legislação municipal para qualquer local com acesso público”, explicou Núbia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus informou que estão programadas missas no local às 8, 10 e 17 horas no Cemitério São Lázaro. Haverá também celebração religiosa no Cemitério Jardim das Paineiras às 8 e 16 horas.

Em Gurupi, também os cemitérios de Gurupi estarão abertos para visitação das 7 às 19 horas e com programação especial de missas. Ao todo, serão realizadas 15 missas nos dois cemitérios da cidade, sendo oito celebrações religiosas no Cemitério São José e sete no Santo Antônio.

Neste Finados, as equipes da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) darão apoio nas entradas dos cemitérios para organizar a presença de público nos locais e evitar aglomerações. “Para garantir a segurança dos visitantes, pedimos que sejam mantidas todas as medidas de higienização necessárias, respeitando as normas de distanciamento e o uso obrigatório de máscaras”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Thiago Barros.