Na tarde desta quinta-feira, 19, a Catedral Divino Espírito Santo, em Palmas, relembrou a Paixão do Senhor. De acordo com os agentes da pastoral, cerca de mil fieis estiveram no local para recordar a morte de Jesus Cristo. O evento começou às 15 horas, pois a Igreja Católica acredita que esse foi o horário que aconteceu o sacrifício do filho de Deus.

Com um altar sem velas, nem adornos e com as imagens cobertas por um pano lilás a recordação da morte de Jesus teve como condutor o arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, que chegou a ficar emocionado em alguns momentos. Na homilia, ele fez uma reflexão sobre como a morte de Jesus Cristo, toca a sua vida assim tanto quanto o falecimento de uma pessoa próxima.

Para a aposentada Maria das Mercês, 72 anos, a data que simboliza a morte de Jesus não deve ser considerada vista apenas como luto, mas sim um dia de profundo respeito ao homem que deu a vida para salvar as pessoas. “ O dia da morte dele (Jesus) deve ser reflexivo, não é só pelo luto, mas o que isso resultou para o mundo”, pontua.

Crianças

Enquanto os adultos estavam atentos as palavras do Bispo, em um anexo da Catedral, o padre Eduardo Zanom, que é o pároco do local, celebrava a Paixão do Senhor com as crianças. Em uma parte dos seus ensinamentos aos pequenos, ele pede que os jovens cristãos rezem por pessoas que estão em dificuldades, por políticos e por aquelas pessoas que estão distantes de Deus.

Carros

Muitos veículos ocuparam os arredores da catedral e alguns foram estacionados em cima da Praça dos Girassóis. Devido a imprudência, a Agência Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (ATTM) esteve no local e aplicou multa aos condutores responsáveis pelos carros. De acordo com um dos motoristas, que pediu para não ser identificado, os agentes não estão errados, porém deveriam estar ali mais cedo e orientado as pessoas. “Sabemos que esse é o trabalho deles (agentes), mas que chegassem cedo e fizessem uma orientação. Hoje, é um dia que tem muito carro na catedral, igual todos os anos, será que eles já não sabiam que isso ia acontecer?”, questiona.

A ATTM ressalta, que os responsáveis pela Catedral já foram avisados inúmeras vezes sobre esse tipo de conduta e que o padre já falou sobre isso em algumas missas. Porém a prática segue e isso leva os agentes a aplicarem as multas.