Os exames dos dois pacientes que estavam com suspeita de gripe H1N1 deram negativos, de acordo com a Secretaria da Saúde. Eles deram entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui o vírus da Influenza, na metade do mês. O homem faleceu no hospital, na última semana, e a moça, de 18 anos, continua internada com acesso restrito.

O homem morreu com a suspeita do vírus, que foi negativada com o resultado dos exames. Já a paciente ainda estava internada na no Hospital Dona Regina e foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo do HGP por também apresentar sintomas de SRAG. Os médicos continuam investigando a causa dos sintomas da mulher.

Síndrome

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) envolve os tipos de vírus Influenza A, com os subtipos H1N1 e H3N2, e Influenza B. Quando há casos suspeitos, a Sesau realiza exames para descobrir os tipos de vírus respiratórios, podendo ser Influenza B ou A, seja de H1N1 ou de H3N2, um novo tipo de vírus.

No início de abril um homem foi internado com suspeita do vírus e veio a óbito no Hospital Regional de Gurupi. O resultado do exame também deu negativo, no entanto, a análise feita por si só não exclui a possibilidade da infecção, já que o material só foi coletado nove dias após o início dos sintomas e a recomendação do Ministério da Saúde é de que as amostras sejam coletadas em até o 7° dia após a manifestação da doença. Ferreira havia sentido os primeiros sintomas em 28 de março e as amostras foram coletadas no dia de sua morte.

Vacinação

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou anteontem, 23, e segue até 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário da vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.