Um dia após a divulgação de dois casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no Tocantins, o Ministério da Saúde os incluiu na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Ivis) nesta sexta-feira, 13. De acordo com a plataforma, até a tarde desta sexta-feira haviam 98 casos confirmados no Brasil e 1.485 suspeitos. Não há o registro de morte pelo coronavírus no País.

Os casos suspeitos estão em situação de isolamento domiciliar em Palmas. São duas jovens de 22 e 26 anos, que e viajaram pela Europa visitando diversos países, inclusive a Itália, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março. Elas retornaram para a capital tocantinense no dia 4 de março e no dia seguinte procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) com sintomas de febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que acompanha os casos juntamente com a Vigilância em Saúde do Estado, elas realizaram exames e aguardam os resultados conclusivos, mas passam bem e não estando sentindo mais nenhum sintoma da doença. 

Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Saúde, Edgar Tollini, participou de uma entrevista ao vivo no Jornal do Tocantins e explicou que as amostras das jovens foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é a referência na confirmação dos casos, mas ainda não há resultado. Os primeiros exames foram considerados inconclusivos.

O secretário explicou ainda que o prazo de manifestação dos sinais, sintomas e confirmação do diagnóstico leva em média 14 dias. Para acompanhar a situação da infecção no País, clique aqui.