Atualizada dia 24.7 às 18h40 com a nota da SES

Na primeira quinzena do mês de julho a sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES) viu mais que dobrarem o número de casos de servidores contaminados por Covid-19. Dados da SES indicavam, no dia 2 de julho apenas 8 infectados na sede e anexos, na capital do Estado. Duas semanas depois, o número de casos passou para 18, um crescimento de 125%.  

O crescimento proporcional da infecção por Covid-19 na sede é maior, cerca de 79 pontos percentuais acima, do que o crescimento no número total de casos, que passou de 489 servidores contaminados no dia 2 para 712 no dia 16, um crescimento de 46%, ou 79 pontos percentuais acima.

O número de contaminados é superior ao de recuperados, que dobrou de 7 para 14 no mesmo período. O Relatório Situacional publicado semanalmente, que deveria ter sido publicado na quinta-feira, 23, vai atualizar os números. 

Pelo menos mais duas confirmações se tornaram conhecidas entre os servidores da pasta com o teste positivo de dois nomes da cúpula administrativa da pasta: os titulares da diretoria de Compras e da superintendência de Controle Logístico. São cargos que exigem diálogo intenso na pasta seja interno, com servidores, quanto externos como fornecedores.

O número de infectados na sede supera alguns hospitais como Hospital Regional de Guaraí (17), o Hospital Infantil de Palmas (17) e o Hospital e Maternidade Tia Dedé, em Porto Nacional (11) que estão em atendimento direto a infectados em geral. O Laboratório Central de Palmas tem apenas 4 casos confirmados, já o Hemocentro coordenador da capital tem 20 confirmações, dois a mais que a sede da SES. 

Procurada, a SES encaminhou nota sobre o caso.

A SES esclarece que tem trabalhado no sentido de garantir a segurança de profissionais e usuários da saúde pública tocantinense e, em meio a notícias que destacam aumento de casos no prédio sede ou unidades hospitalares, é importante salientar o aumento de casos no estado. Com transmissão comunitária em tantas cidades do Tocantins, é imprevisível determinar a origem de infecção de servidores e profissionais nas unidades de Saúde.

Infelizmente, todos os cidadãos que ainda não contraíram o vírus estão sujeitos à contaminação, por isso, além do sério trabalho desenvolvido, tanto pelas áreas técnicas, quanto pelos profissionais que atuam na linha de frente, há ainda um trabalho intenso no sentido de garantir uma maior segurança para essa atuação.

Somente na última semana na sede da SES foram distribuídos cerca de 150 frascos de álcool em gel e 1500 máscaras descartáveis para estes servidores que diariamente se esforçam para que os tocantinenses possam contar com um leito público e uma assistência de qualidade, caso venham a precisar. Hoje, menos de 5% de toda a população do estado possui plano de saúde e levando isso também em consideração, as ações do enfrentamento são definidas.