Está marcada para o próximo dia 25 de maio a segunda audiência de instrução do caso do jornalista Mateus Júnior, conforme informou o Tribunal de Justiça (TJ/TO). Na data, as testemunhas de defesa deverão ser ouvidas pelo juiz. Ontem, 2, há quase oito meses depois do assassinato do jornalista, ocorreu a primeira audiência de instrução do caso. Na ocasião, as testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), foram ouvidas pelo juiz.

Os acusados pelo crime Roni Von Silva, Bráulio Breendon Alencar, Thiago Cruz Alencar, Jaqueline Cleia e Jaqueline Ramos estiveram presentes na audiência. Eles estão presos há oito meses. O julgamento dos acusados ainda não tem previsão de início. 

O promotor de Justiça, Fábio Lang, explicou durante entrevista à TV Anhanguera, ontem, 2, que ficou claro que o crime não foi homofóbico. “Realmente foi para roubar”, frisou.  O laudo da perícia confirmou que Mateus Júnior foi morto asfixiado com um pano. O corpo foi abandonado numa estrada de chão no sentido Lajeado, há 55 quilometros de Palmas.

O juiz deve ouvir um total de 18 pessoas, além dos cinco acusados, sete testemunhas de acusação e seis de defesa. Ontem, 3, completou oito meses que o jornalista Mateus Júnior foi morto. 

O crime

Mateus foi morto no dia 3 de setembro na região central da Capital. A casa do jornalista foi encontrada revirada no dia 5 de setembro, momento em que foi divulgado o desaparecimento de MateusConforme a perícia, não houve luta corporal entre o jornalista e os suspeitos

Os criminosos utilizaram um tecido torcido que quebrou um osso da garganta do jornalista, o que causou a morte dele. Segundo a polícia, as pessoas que estavam com Mateus na casa, estariam dando remédio nasal para desobstruir e facilitar a respiração. No entanto, momentos depois o jornalista teria tentado pedir socorro e chutado um vaso, o que teria levado os envolvidos a matarem Mateus. 

O corpo de Mateus foi encontrado 61 metros dentro do mato próximo ao município de Lajeado, 55 km de Palmas. Segundo a perícia, o veículo que transportou o corpo teria chegado até esse local. De lá, o corpo teria sido carregado por duas pessoas e deixado a até 4 a 5 metros distante de onde o carro parou.

Mateus foi encontrado amordaçado com uma camiseta na boca e com pés e mãos amarrados por cabos eletrônicos, provavelmente da televisão da casa. O eletrodoméstico foi roubado durante a ação dos suspeitos.