Apesar do País decretar que não terá a folia de carnaval neste ano, devido à pandemia da Covid-19 e o Estado não ter decretado ponto facultativo], algumas cidades do interior do Tocantins irão manter o feriado da Folia de Momo. Entre elas estão: Gurupi, Colinas do Tocantins e Almas.  

Gurupi

A Prefeitura de Gurupi justificou o ponto facultativo nas repartições públicas municipais “em razão da tradicional festividade carnavalesca e da quarta-feira de cinzas”, segundo decreto nº 373, assinado pela prefeita Josi Nunes (Pros), publicado no diário oficial do município desta terça-feira, 9.

A folga alcança a terça-feira, 16, e a quarta-feira de cinzas, no dia 17, até às 14 horas. 

Segundo o documento, a decisão considerou que no calendário escolar consta como recesso os dias 16 e 17 de fevereiro e também levou em conta a redução na demanda pelos serviços públicos não essenciais. 

O Decreto não abrange as repartições que por sua natureza desenvolvam serviços essenciais e que exijam regime de plantão permanente.

Colinas do TO

Nos dias 15 e 16, a Prefeitura de Colinas também decreta ponto facultativo, em virtude do Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, 17, o expediente voltará ao horário normal.

Segundo o órgão, por causa da pandemia, não haverá programação de Carnaval na cidade. A secretaria de Saúde da cidade orienta que as pessoas evitem aglomerações e não saiam de casa para festejar.

O Executivo destaca que nas unidades e serviços considerados essenciais, que não possam ser paralisados ou interrompidos, como o Hospital Municipal de Colinas (HMC), o atendimento ao público é normal e não haverá recesso durante os dias de ponto facultativo.

Almas

A Prefeitura de Almas também afirma que o município terá ponto facultativo nos próximos dias 15 e 16. Já quanto aos serviços, essenciais que não podem ficar parados, os responsáveis por esses lugares devem fazer uma escala para que eles funcioname normalmente neste período de recesso.

Palmas

Já em Palmas, a prefeitura d publicou, ainda no mês passado, um decreto um decreto determinando o cancelamento do Palmas Capital da Fé e das demais festividades em ambiente público ou privado, na zona urbana ou rural, em clubes, espaços de festas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, flutuantes ou vias públicas, bem como retiros de igrejas, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2021.

Conforme o documento, a medida é para evitar aglomerações e minimizar a contaminação pela Covid-19 e, consequentemente, a sobrecarga no sistema de saúde.

Em seu Twittwer, a Prefeita de Palmas informou que “está em alerta com o aumento de casos da Covid-19” e que por este motivo, não será permitido qualquer atividade festiva ou religiosa que gere aglomeração.

A gestora também afirma que os servidores do Executivo Municipal não terão ponto facultativo nestas datas.

Nacional

Outros estados também suspenderam ou não irão decretara ponto facultativo no período de Carnaval: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe, são os exemplos listados pelo governo do Tocantins.