Fazer uma criança feliz numa das datas mais festivas do ano é o que motiva campanhas como o ‘Natal Presente’ realizada pela TV Anhanguera em parceria com o Palmas Shopping e o “Papai Noel dos Correios” que objetivam arrecadar brinquedos e outros ítens para  crianças carentes.

A Campanha ‘Papai Noel dos Correios’ estimula as pessoas a adotar cartinhas escritas por crianças de até 10 anos pedindo presentes ao bom velhinho. Das 7 mil cartas cadastradas, 5,2 mil já haviam sido adotadas até esta quarta, 4.

Para adotar uma cartinha, basta ir a um dos pontos de coleta localizados nas agências centrais das cidades de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Já em Palmas, as cartinhas estão disponíveis na Casa do Papai Noel, localizada no edifício sede dos Correios na Avenida Teotônio Segurado, quadra 201 Norte.

De acordo com o supervisor de Comunicação dos Correios, Daniel Martins, “todos anos cerca de 70% a 80% das cartinhas são adotadas por pessoas dispostas a levar alegria para essas crianças que muitas vezes querem algo muito simples.”

Martins explica que todos os anos, as secretarias municipais de Educação dessas cidades ajudam a identificar as escolas que tem um público mais vulnerável socialmente. Este ano, cerca de 5,3 alunos, até 10 anos, de 26 escolas serão beneficiados em Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. Os presentes dos alunos serão entregues já na próxima semana e das demais crianças até o dia 24 de dezembro.

A servidora pública Jacira Brito Tavares foi aos Correios para despachar uma documentação e aproveitou para adotar duas cartinhas. “Natal é uma época que a gente fica sensível. Peguei uma cartinha em que a criança está pedindo material escolar para elas e as irmãs e outra que a criança pede uma cirurgia. A primeira eu mesmo vou comprar os itens. A segunda fazer um orçamento de quanto fica a cirurgia e mobilizar mais colegas do meu trabalho para ajudarmos”, disse.

A policial civil Lourdes Borges Santana adotou cinco cartinhas. Bastante emocionada, ela não conteve as lágrimas ao falar porque resolveu adotar as cartas. “A injustiça social no nosso país é muito grande. Muitos pedem coisas simples, brinquedos, material escolar, itens que toda criança deveria ter, então acho muito importante ajudar”, afirmou.

Natal Presente

Já o objetivo da Campanha ‘Natal Presente’ é arrecadar brinquedos novos ou usados (em bom estado de conservação) que serão doados para pelo menos a duas mil crianças carentes na Capital. Os interessados em contribuir devem levar o brinquedo a ser doado no Palmas Shopping, no horário das 10 às 22 horas, até a próxima quinta-feira, 12.

As entregas dos brinquedos às crianças acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro. A Campanha tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da 407 Norte e do Jardim Taquari; e ainda da ONG Sonho de Criança, Doutor Brinquedos, Espaço Pimentinha e Farmácias Biovida.

Pontos de entrega

Natal Presente

Até 12 de dezembro

Local: Palmas Shopping (101 Sul, Rua NS A, Conj. 2, Lote 10 - Plano Diretor Sul, Palmas)

Horário: Das 10 às 22 horas (De segunda à Domingo)

Papai Noel dos Correios

Palmas - sede dos Correios na quadra  201 Norte, Avenida Teotônio Segurado (próximo a Estação Apinajé0