Quem quiser ser o padrinho de uma ou mais dessas cartinhas e fazer a alegria dos pequenos, pode procurar a sede dos Correios na Capital e escolher o pedido, e os presentes devem ser entregues no mesmo local até o dia 2 de dezembro.

As crianças que entregaram os pedidos, através das escolas, receberão os presentes nos dias 8 e 9 de dezembro. Já quem entregou diretamente nos Correios, receberá o presente através dos entregadores, com data limite até o dia 24 de dezembro.

No Brasil, a ação natalina é realizada há mais de 25 anos e, de acordo com os Correios, visa assegurar 100% de respostas às cartas selecionadas, assegurar que o público participante seja exclusivamente de crianças em condição socioeconômica condizente à campanha, contribuir para o incentivo à escrita, e fomentar a solidariedade e a cidadania, entre outras diretrizes.

Desde 2010, passaram a incluir na ação social as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Também foram aceitas cartas de crianças e adolescentes com necessidades especiais independente da idade. Quando entregue, a carta é cadastrada em um sistema que gera um número de identificação, utilizado para garantir que o presente doado chegue até a criança solicitante.