Em todo o Brasil, começa na próxima segunda-feira, 18, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para o público com faixa etária entre 20 e 29 anos de idade. O dia “D” de vacinação ocorrerá no dia 30 de novembro.  A meta é vacinar 9,4 milhões de adultos jovens.

O Ministério da Saúde considera o público de 20 a 29 anos o mais difícil de ser alcançado, pois é a que mais acumula número de casos confirmados da doença e para viabilizar a ação, o órgão garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

O Tocantins é um dos sete estados do Brasil que não registraram nenhum caso de sarampo, enquanto 5.560 casos foram registrados em outros estados do país. Porém, segundo o boletim, nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos no país.

Para o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos para que a faixa etária ser de difícil alcance é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Oliveira acredita que os jovens passaram a ver a doença como comum e perderam a sensação de perigo. Portanto, para esse público ser atingido, algumas ações serão realizadas, tais como a segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três esferas do governo federal, estadual e municipal.

Primeira fase

Na primeira fase da vacinação, que tinha crianças como público, o Tocantins alcançou 101,69% de cobertura contra o sarampo em crianças e é o único Estado da região Norte a bater meta de cobertura vacinal. A ação ocorreu de 7 a 25 de outubro. A cobertura vacinal brasileira é de 95%.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.