Uma nova ação de monitoramento e atendimento médico gratuito para caminhoneiros acontece às margens da BR-153, em no perímetro urbano de quatro cidades do Tocantins. Esse trabalho, que é realizado anualmente, tem como objetivo ajudar os motoristas na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, e neste ano, devido à pandemia da Covid-19 também distribuiu um kit com álcool gel, máscara, flanela e sabonete.

Esse projeto é uma parceria de uma rede de postos de combustível e as Secretarias Municipais da Saúde. Ainda durante essa ação, os caminhoneiros também podem atualizar a caderneta de vacinação, recebendo, por exemplo, a dose da vacina contra o vírus da gripe

Em Araguaína, primeira cidade a receber as ações, são disponibilizados médicos e enfermeiros para a realização de exames gratuitos de glicemia e colesterol, verificação da pressão arterial, oximetria, além da verificação da temperatura corporal. 

A iniciativa visa esse público que muitas vezes não tem tempo para procurar atendimento médico em postos de saúde devido a rotina de viagens. “Este tipo de ação é de extrema importância para que nós possamos garantir a saúde desses profissionais e preservar também a segurança nas estradas", explicou Simone Leandro, diretora da Atenção Básica do Município.

O projeto segue ainda até 24 de outubro com ações em outras cidades, sendo Miranorte, Paraíso do Tocantins e Alvorada.