Com mais de um mês de atraso, devido à greve dos servidores técnicos-administrativos, começou ontem o período de matrículas na Universidade Federal (UFT), nos campi de Palmas, Araguaína e Porto Nacional. Em Gurupi, na região Sul, o processo teve início na última segunda-feira. Nos demais campi, Arraias, Tocantinópolis e Miracema, está sendo seguido o calendário normal.

Em Palmas, a movimentação de calouros foi intensa durante todo o dia e reuniu mais de 350 estudantes. As matrículas seguem até a próxima quinta-feira e estão sendo feitas no anfiteatro I no Bloco D, das 8h30 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas.

Segundo a coordenadora da secretaria acadêmica, Mariana Rezende, para realizar a matrícula é necessário levar o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio, mesmo para os candidatos que já tenham curso superior, documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, uma foto 3 por 4. No caso dos candidatos do sexo masculino, devem levar ainda certificado de quitação com o serviço militar.

Wolace Pereira do Nascimento, 20 anos, foi aprovado em Ciências Contábeis. Ele aproveitou o primeiro dia de matrículas e não vê a hora de começar a estudar.“Preferi vir no primeiro dia para evitar a grande movimentação da quinta-feira, porque os candidatos vão deixar para última hora.”

Já a estudante Mariza Bonfim Lemos Brito, 18 anos, veio de Natividade, região Sudeste do Estado, a 200 km de Palmas, para estudar Ciências Econômicas. Segundo ela, a sensação de realizar a matrícula traz mais animação. “Estou ansiosa e animada, espero que as aulas comecem logo”, completou.

Calendário

No campus de Gurupi, as matrículas seguem até a próxima sexta-feira e podem ser feitas na secretaria acadêmica do campus, das 9 horas às 11 horas e das 14h30 às 17 horas.

Em Porto Nacional, as matrículas são feitas na secretaria acadêmica, das 8 horas às 12 horas, e em Araguaína, no auditório II do campus Cimba, das 8h30 às 12 horas.

Hoje, às 15 horas, acontece a reunião do Conselho Universitário (Consuni) para definir o novo calendário acadêmico, já que as aulas estão suspensas nos quatro campi onde as matrículas foram suspensas.