O forte calor de ontem e o feriado do Dia do Trabalho levaram os palmenses para se refrescar nas praias da cidade. No entanto, nesses locais que deveriam ser só de lazer e diversão, a comunidade encontrou muitas irregularidades e falta de infraestrutura.

 

O casal Lionete Pereira da Silva e Wenes Santana Damascena informou que escolheu a Praia da Graciosa por ser mais tranquila e segura. “Trouxemos, além dos nossos filhos, mais três crianças de amigos, exatamente por confiar na segurança do local”, disse o vigilante. Mas, a 10 metros de onde estavam, havia uma caixa de marimbondo escondida atrás do lixo.

 

Além do perigo encontrado próximo à área de banho, um cachorro da raça rottweiler também foi encontrado na água do lago. Segundo o dono do animal, Gideão Pereira da Silva, não havia na praia nenhuma placa que proibisse o cachorro de entrar na água. “O Bruto estava sozinho e como não tem nada que me proíba eu o levei para um banho”, completou.

Houve também quem colocasse a segurança dos demais banhistas em risco e adentrasse a praia de carro. Além disso, frequentadores também encontraram muito mato na areia e lixo espalhado.

 

Outro casal que resolveu ir à praia curtir o feriado foi o armador Beneval Soares Siqueira e a dona de casa Maria de Jesus Costa de Oliveira. “Hoje foi o primeiro dia do ano que viemos à praia porque o tempo favoreceu”, disse a mulher. Já Siqueira preferiu ficar na beira da praia, pois ele identificou que um lado da tela de proteção contra as piranhas estava solta. “Não resisti e entrei na água, mas só fico no raso para prevenir mordidas de piranhas e ferroadas de arraias”, frisou.

 

Os banheiros são outra preocupação na Praia da Graciosa. O forro do local corre risco de desabar no local reservado para banho. Já no banheiro masculino a parede interior estava repleta de pichações. Nenhum policial ou socorrista foi encontrado no local pela reportagem.

 

Já na Praia das Arnos, em virtude de festividades do Dia do Trabalho, a movimentação estava maior e a segurança no local reforçada.

 

A Agência Municipal de Turismo, responsável pela infraestrutura das praias, disse que vai se manifestar hoje sobre o caso.

 

Prevenção

Com o início do período de estiagem, as praias da Capital se tornam mais uma opção de lazer. Com isso, os frequentadores devem se atentar aos riscos e obedecer a sinalização do local.