O tempo quente e seco desta época do ano faz com que as escolas públicas e particulares de todo o Estado mudem suas rotinas e reduzam a intensidade das atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Algumas delas já se adaptaram, oferecendo atividades alternativas para os alunos.

Conforme boletim divulgado ontem pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, os níveis de umidade têm atingido índices críticos, como em Porto Nacional, a 52 km de Palmas, onde a umidade chegou a 12%, considerada situação de emergência.

Segundo a professora de Educação Física Kelly Cristina Machado, da Escola Municipal Anne Frank, no segundo semestre, período que a umidade é mais baixa no Estado, os exercícios são substituídos por jogos de mesa, como xadrez e dama, entre outras atividades, que estejam dentro do conteúdo pedagógico da unidade. “Nós pausamos as atividades e reforçamos a importância da hidratação”, explicou Kelly. Na escola, as atividades físicas não foram suspensas, mas os exercícios passaram a ser feitos de forma moderada.

 

Cuidados

Conforme o clínico geral Alexandre Janotti, neste período alguns cuidados com a alimentação, como aumentar a ingestão de líquidos, preferir alimentos leves e evitar comidas gordurosas, devem ser seguidos. Conforme Janotti, as salas de aulas devem estar climatizadas e os professores devem evitar que os alunos se exponham ao sol. “Optar por atividades ao ar livre, mas n a sombra de árvores, podem diminuir os riscos de pressão baixa”, disse.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), as escolas são orientadas em relação ao período de baixa umidade relativa no ar, no segundo semestre, a mudar as atividades recreativas dos alunos. Segundo a pasta, cada unidade escolar pode adotar as medidas que considerar necessárias, resguardando o cumprimento dos 200 dias letivos para o ano.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Palmas informou ontem que ainda não definiu quais estratégias serão adotadas para o período.

 

Recomendações

 

Umidade de 30% a 20% (Atenção)

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.;

Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como

por exemplo, em áreas vegetadas;

Consumir água à vontade.

 

20% a 12% (Alerta)

Observar as recomendações do estado de atenção;

Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

Evitar aglomerações em ambientes fechados;

Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

 

Abaixo de 12% (Emergência)

Observar as recomendações do estado de atenção e alerta;

Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;

Suspender qualquer atividade que exija aglomeração de pessoas em recintos fechados, entre 10 e 16 horas;

Durante as tardes, manter úmidos os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos e hospitais.