Religiosidade, esperança e fé acompanharam a carreata que percorreu as ruas da Capital com o Círio de Nazaré. A procissão de veículo ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 16, para levar a imagem até a Catedral de Palmas, localizada na Praça dos Girassóis. A missa de encerramento será às 18h30 e poderá ser acompanhada pelo canal da Catedral no YouTube - confira no final da matéria a transmissão e imagens da programação católica. 

Pela manhã a imagem peregrina passou pelo Santuário Mãe Rainha e depois seguiu para a Paróquia São Judas Tadeu e a Paróquia Santa Terezinha, de onde saiu para a carreata. No percurso, muitos fiéis acompanharam a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao lado das vias com bandeiras brancas, com a imagem da santa.

O Círio percorreu todo o caminho nas mãos do Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, que estava em um carro de som com músicos cantando e um padre rezando, fazendo motivações, seguido por diversos veículos e bandeiras brancas.

Esta é a quinta vez que a Arquidiocese de Palmas promove o Círio de Nazaré na Capital e o tema da peregrinação é “Eis aí a tua mãe, eis aí o teu filho”. O Círio busca levar esperança e fé em dias melhores com muitas bênçãos na vida dos fiéis.

“Não podemos nos desanimar, se deixar vencer pelo cansaço, pelo negativismo, pela dor, pelo sofrimento…Há uma frase que Belchior disse que eu gosto muito: “o ano passado eu morri, esse ano não morro”. Esse ano nós queremos viver e viver bem”, relatou o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, ainda durante o primeiro dia da programação.

Esse ano, devido à pandemia da Covid-19, a carreta no lugar da tradicional procissão a pé foi a escolha para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. No ano passado, o Círio ocorreu de forma virtual com celebrações pela internet e também um sobrevoo da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Capital.

Cidades visitadas

A imagem do Círio chegou ao Tocantins ainda nesta segunda-feira, 15, e passou pelas cidades de Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza com uma breve visita em Barra do Aroeira e na Sementinhas do Amor. As igrejas que receberam a imagem recebem apenas o percentual de pessoas recomendado para suas capacidades e as normas sanitárias contra a Covid-19.

Virgem de Nazaré

Conforme a igreja Católica, Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém, no Pará, através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.