Um vídeo de câmeras de segurança em que a TV Anhanguera e o G1 Tocantins tiveram acesso, mostra o momento exato em que o adolescente Matheus Caldeira dos Santos, de 16 anos, é esfaqueado e morto em uma igreja na quadra 307 Norte, em Palmas, neste domingo, 27.

O vídeo mostra que a vítima, de calça jeans e camisa polo rosa, entra na igreja no domingo, às 19h35, na quadra 307 Norte, momento em que um culto ocorria. Após a vítima entrar na igreja, um homem de short laranja, regata verde e chinelos, passa na porta da igreja e acena.  O culto parecia acabar. Sete pessoas estavam reunidas além do pastor, quando o rapaz entrou.

Às 19h38, a vítima estava no altar da igreja conversando com o pastor, uma mulher pegava sua bíblia para ir embora, quando o suspeito entra pela igreja.

A vítima parecia apreensiva enquanto falava com o pastor. Neste momento, ainda às 19h38, o suspeito entrou na igreja e chegou ao altar e atingiu a vítima com golpes de faca em seu abdômen. Ele caiu no chão, local em que ficaram várias marcas de sangue. A vítima levantou, correu até a saída da igreja e o suspeito foi atrás dele.

A vítima novamente caiu. O suspeito desferiu golpes de faca em seu pescoço e saiu. A mulher que estava na igreja no momento, saía correndo pela calçada.

O pastor acionou a Polícia Militar (PM) e informou que o adolescente disse que estava sendo seguido por alguém que queria matá-lo. Os militares também receberam informações de que o jovem teria autismo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local e constatou o óbito do menor. O Instituto Médico Legal (IML) esteve na igreja e recolheu o corpo da vítima. A PM ainda não localizou o suspeito.

A Polícia Civil investiga o caso. Em entrevista ao Jornal do Tocantins nesta segunda-feira, 28, o delegado Israel Andrade, 1ª Divisão de Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou ter descoberto a autoria do crime.

Conforme o delegado, câmeras de segurança e testemunhas revelaram a identidade do suspeito. “Estivemos no local do crime e foram bem frutíferas as investigações preliminares, o autor está identificado, estamos trabalhando para prendê-lo o mais rápido possível”, explicou.

No entanto, segundo Israel, a motivação do crime ainda é desconhecida e não há nenhuma suspeita. “A família afirmou que o jovem era autista, não usava drogas e ele também não tinha passagens pela Polícia. Logo que o autor do crime for preso, vamos buscar entender isso”, completou.