A Polícia Militar mantém as diligências para recapturar o ex-policial militar do estado do Pará Wanderson Silva de Souza, acusado de envolvimento na morte do advogado Danilo Sandes, crime que ocorreu em Araguaína em 29 de julho de 2017. Ele estava detido no 1° Batalhão da Polícia Militar em Palmas e fugiu no último sábado, 5

Conforme a PM, os fatos de como ocorreu a fuga estão sendo apurados em procedimento interno da Polícia Militar e já está “descartada qualquer tipo de participação de policiais militares do Tocantins na fuga, bem como de facilitação para a realização da mesma”, disse em nota a força policial. 

A fuga ocorreu na tarde do sábado-, por volta das 15 horas, durante o banho de sol e hora de visita aos detentos no Quartel. Desde a data, equipes da Unidade Policial Militar, do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizam buscas ao acusado, que estava preso desde setembro de 2017. 

Confira a nota da PM na íntegra: 

Em resposta a solicitação deste veículo de imprensa a Polícia Militar informa que:

1)    Que os quartéis da Polícia Militar não possuem a mesma estrutura de unidades prisionais e que só fazem a guarda de presos que estão a disposição da justiça quando há determinação expressa do judiciário;

2)    Que a fuga se deu por volta das 15h do último sábado (05) no momento de banho de sol e visita aos detentos no Quartel, sendo de imediato foram iniciadas as buscas pelas equipes da Polícia Militar;

3)    Que a Polícia Militar mantém diligências no intuito de localizar e recapturar o foragido;

4)    Que os fatos de como se deu a fuga são objetos de apuração em procedimento interno da Polícia Militar, já tendo sido descartada qualquer tipo de participação de policiais militares do Tocantins na fuga, bem como de facilitação para a realização da mesma;

5)    Que a Polícia Militar, apesar de não ser unidade prisional, tem cumprido com afinco a guarda de presos quando determinada pela justiça, e os procedimentos de segurança adotados até então sempre foram exitosos, sendo o primeiro fato registrado em nosso Estado.

A Polícia Militar do Tocantins reforça seu compromisso de garantir a ordem pública e a promoção da cultura de paz em todo o Estado.

Caso

O advogado desapareceu em 24 de julho de 2017 e, cinco dias depois, seu corpo foi encontrado na TO-222, próximo a Filadélfia. O ex-policial, junto com outros três acusados de envolvimento na morte de Sandes - Rony Marcelo Alves Paiva, João Alves Santos Júnior e Robson Barbosa da Costa -, após conclusão do inquérito policial e acolhimento de denúncia pelo Ministério Público Estadual (MPTO), são réus no processo pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e porte ilegal de arma de fogo. 

O farmacêutico Robson Barbosa da Costa era apontado como ex-cliente da vítima e quem havia encomendado o crime motivado por um desentendimento entre ele e Sandes. Costa tentava ocultar bens em uma ação de inventário, mas Danilo não concordou e saiu do processo. O advogado representava o farmacêutico na disputa por uma suposta herança de R$ 7 milhões.