Araguaína - A busca por qualificação profissional tem aumentado em Araguaína. Só no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) houve crescimento de 22% no número de estudantes nos cursos técnicos ofertados pela instituição. Para se ter ideia, no ano passado, 1.128 estudantes concluíram curso técnico, neste ano, 1.377 estão em formação.

E a necessidade por profissionais qualificados é urgente. Dados do Serviço Nacional de Emprego (Sine) mostram que, do total de 5.937 trabalhadores inscritos de janeiro a setembro deste ano, apenas 2.253 foram absorvidos pelo mercado de trabalho, representando 38% do total.

O número é inferior ao total de vagas disponibilizadas: 3.621. No comparativo entre as vagas e colocações, percebe-se que 1.368 vagas ficaram em aberto, a maioria porque faltam candidatos que atendam aos requisitos dos contratantes.

De acordo com o gerente de núcleo do Sine, Josealdo Teixeira, os setores com maior dificuldade de colocações são os que exigem cursos técnicos específicos, como técnicos em edificações, segurança no trabalho, análises clínicas, ou as vagas que exigem nível superior em cursos que não são disponibilizados na região.

“Outra dificuldade é o fato de que algumas empresas têm optado pela busca de candidatos no seu próprio banco de dados ou em outras fontes, como o Sistema S e escolas de qualificação”, finalizou Teixeira.