O Ministério da Saúde confirmou 27 casos da variante Delta no Brasil, em sete estados. As informações são da TV Globo.

Os casos foram registrados nos estados do Paraná (8), Goiás (2), São Paulo (3), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (1), Pernambuco (2) e Maranhão (6). No Maranhão, uma pessoa morreu em decorrência da nova variante.

Em Goiás, a variante foi identificada em Goiânia, em um homem de Moçambique e em uma mulher, que teve contato com ele. De acordo com a Prefeitura, apesar dos casos, a cepa indiana não é de transmissão comunitária na cidade.

A prefeitura de São Paulo confirmou na última quarta-feira (14) a transmissão comunitária da variante delta do coronavírus. Segundo o comunicado divulgado, a comprovação da circulação da nova cepa veio a partir do rastreamento epidemiológico de um paciente de 45 anos que não esteve na Índia.

A transmissão local da variante delta também foi confirmada no Rio de Janeiro pelo secretário municipal da saúde da cidade, Daniel Soranz, na quinta-feira (15). Trata-se de dois homens de 27 e 30 anos. Cerca de 40 pessoas ligadas a esses pacientes estão sendo monitoradas pela secretaria.

A variante delta, identificada originalmente na Índia, é considerada a mais transmissível. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ela já foi identificada em 98 países.

O Brasil contabilizou 1.548 mortes por Covid-19 e 52.789 mil casos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Cerca de 15% da população está vacinada com as 2 doses ou dose única da vacina contra a doença.

ARGENTINA

O país latino anunciou em junho medidas de restrição em todo país para frear a propagação da variante delta em seu território. As fronteiras da Argentina estão fechadas para turistas brasileiros até 6 de agosto.

O governo reduziu o limite de argentino ou residentes que podem entrar diariamente no país: de 1.500 a 1.800 para 600.

A Argentina já registrou 4,7 milhões de diagnósticos positivos da Covid-19 em seu território, segundo o Worldometer. Mais de 100 mil pessoas já morreram no país em decorrência da doença.