O governo do Brasil anunciou na quinta-feira (23) que vai doar 500 mil doses de vacinas à covid para o Paraguai. O acordo foi firmado entre os ministros dos dois países, Marcelo Queiroga e Julio Borba, em encontro na capital argentina, Buenos Aires, na quarta-feira (22)

O Paraguai registrou 465 mil casos e quase 16.600 mortes por covid desde o início da pandemia, em março de 2020. Até 17 de dezembro, 40% da população de 7,1 milhões de habitantes recebeu duas doses da imunização.

Depois do Paraguai, Brasil continuará doação de vacinas

O Paraguai deve ser o 1º contemplado pela doação do Brasil de 10 milhões de doses contra a covid aos países de baixa renda. A medida, anunciada na segunda-feira (20), deve ser efetivada pela iniciativa do consórcio Covax Facility, segundo nota do Itamaraty.

O Brasil passou a integrar a iniciativa Covax na segunda-feira (20), depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória com o objetivo de autorizar o Poder Executivo Federal a doar vacinas contra a covid a outros países em caráter de cooperação humanitária internacional.

“Desde o surgimento do novo coronavírus, a diplomacia da saúde brasileira tem priorizado a promoção de iniciativas de solidariedade internacional a fim de alcançar soluções para a crise sanitária, que afeta a todos os países”, diz o texto.

Queiroga disse que o envio de vacinas ao Paraguai não prejudicará a vacinação da população brasileira. Também não afetará o PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid), como afirmou.