A partir desta sexta-feira, 5, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil voltam a intensificar a sanitização nas cidades tocantinenses com aplicações de hipoclorito de sódio em pontos de maior trânsito de pessoas no dia a dia dos municípios. Essa medida faz parte da estratégia de combate a Covid-19 com a designação de “Operação Fora Covid”, que foi determinada pelo governador Mauro Carlesse. 

As sanitização inicialmente acontecem nas localidades que têm sedes das unidades da Corporação no Estado, sendo Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins e Araguatins. As ações serão executadas simultaneamente a partir das 19 horas, conforme os Bombeiros.  

“Vamos começar pelas sedes das unidades, mas isso não impede que municípios vizinhos também sejam contemplados de acordo com a quantidade e a gravidade dos casos”, explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, o coronel Reginaldo Leandro da Silva, que também é coordenador estadual da Defesa Civil.

Histórico 

Essa é a segunda vez que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil divulgam a realização de intensificação das ações de sanitização no Tocantins devido aos impactos e crescimento de casos de infectados pela Covid-19. Segundo os Bombeiros, desde o início da pandemia, em março de 2020, os órgãos atuam com a aplicação do hipoclorito de sódio. 

Ainda conforme a Corporação, as ações diárias chegaram a dezenas de cidades, entretanto reduziram à medida que os números de doentes também caíram, em meados de dezembro. Ao todo, durante todo ano passado, as equipes dos Bombeiros e Defesa Civil aplicaram mais de 200 mil litros do produto. A fórmula utilizada tem uma parte de hipoclorito para 23 partes de água.

“Nós nunca paramos com as aplicações. Diminuímos o ritmo e estávamos fazendo conforme as solicitações.Com a crescente escala dos casos, estamos retomando com força total a Operação Fora Covid com a descontaminação dos ambientes”, afirmou o coronel Reginaldo Leandro. 

Conscientização 

Os Bombeiros ainda alertaram sobre a necessidade da conscientização sobre a gravidade da pandemia e da adesão às medidas de segurança.  “São ações simples, mas que trazem grandes resultados na criação de barreiras contra o vírus”, finalizou o coronel por meio da assessoria do Corpo de Bombeiros.