Atualizada às 16:51

Com 70 registros de focos de fogo nas 24 horas, o Tocantins está em terceiro lugar no ranking estadual registrando desde o início do ano até esta quinta-feira, 23, 3.088. Apesar de do alto número, se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um redução e 18% no número de focos de calor, quando eram 3.789. Conforme os dados o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somando os dados das últimas 48 anos, um município tocantinense está na lista das localidades com mais casos, sendo lagoa da Confusão, em quarto lugar com 37 registros. 

Palmas

Ainda sobre focos de calor, das últimas 24 horas ao menos três grandes focos foram registrados em Palmas. Nesta sexta-feira, 24, conforme o Corpo de Bombeiros, uma equipe acionada se dirigiu para um caso de queimada próximo da ponte sobre o ribeirão Taquarussu, no sentido norte/sul, na região dos Setores Aurenys. O chamado ocorreu às 13h30. 

Conforme os Bombeiros, o fogo consumiu uma área de cerca de 5 mil metros quadrados e precisou de três homens equipados com caminhão de água, abafador e outros materiais para o combate.  Segundo a assessoria da corporação, diversas espécies da fauna nativa atingidas pelo fogo também houve registros de pequenos animais mortos.

Já na quinta-feira, 23, houve pelo menos dois grandes focos de incêndio também em na região  urbana. Os Bombeiros chamados passaram o dia combatendo uma das queimadas, sendo que a primeira queimada começou ainda durante a manhã em uma área de mata próximo da Praia do Caju e o segundo começou a tarde em uma área conhecida como Vale do Amanhecer, próximo de Taquaralto. 

Confira mais fotos do caso desta sexta-feira registradas pelo Jornal do Tocantins: