Um caminhão que pegou fogo após o pneu estourar em rodovia nas margens da serra do município de Lajeado, distante 56 km de Palmas, causou um incêndio florestal que assola a região desde o último domingo, 11. E desde esse dia equipes tentam conter as chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 25 profissionais, entre bombeiros e brigadistas, estão atuando na região com o apoio de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil e PrevFogo/Ibama. O helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também dá apoio às equipes sobrevoando as áreas em chamas para reconhecimento da dimensão do incêndio, fazendo transporte de brigadistas e atuando no combate, lançando água sobre as chamas, quando os brigadistas não conseguem acessar por terra.

A Defesa Civil Estadual destacou que os ventos fortes, a alta temperatura, baixa umidade, vegetação fechada e capim alto, além da dificuldade de acesso devido a irregularidade do terreno dificultaram a completa extinção das chamas. Entretanto, no final desta terça os bombeiros informaram que  o incêndio no entorno da cidade de Lajeado ficou automaticamente controlado, necessitando de ser monitorado nesta quarta-feira, 14, para evitar reignição.

Perigos

O período de estiagem é propício aos incêndios em zonas de matas e atingem também as cidades de norte a sul do Estado. Nos primeiros dias de agosto, em Palmas, um incêndio que atingiu as margens da TO-050, atrapalhou quem precisava passar pelo trecho. O fogo teria começado nas proximidades de um motel e se alastrou para depósito de material reciclado.

Em Araguaína, no último dia 4, uma ocorrência de um incêndio que começou em uma área verde localizada no Parque Sonhos Dourados tomou proporções tão grandes que o fogo atingiu o Sistema Integrado de Pátio (Sipar), de responsabilidade da Prefeitura do Município, e causou a destruição de sucatas que estavam estacionadas no local.

Do dia 1° de agosto até esta terça, 13, o Tocantins registrou 13.895 mil focos de calor, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Veja as dicas do Corpo de Bombeiros para auxiliar a população a evitar queimadas neste período de estiagem:

1 - Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçada/desmatada sem a devida autorização e supervisão de um órgão ambiental;

2 - Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos sempre atentos a qualquer surgimento de queimada;

3 – Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;

4 - Não usar o fogo como agente de limpeza ou para renovar a pastagem;

5 - Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação;

6 - Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais para evitar que a vegetação seca pegue fogo;

7 – Em acampamentos, ter o máximo de cuidado na hora de acender fogueiras, velas, lamparinas e lampiões; quando for deixar o local certificar-se de que as brasas já foram todas apagadas e resfriadas e preferencialmente enterrar os resquícios da fogueira;

8 – Não soltar balões, pois além do fato de ser perigoso causando incêndios é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98).