Blitz educativas estão sendo realizadas pela equipe da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (ATR) nos terminais rodoviários de Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso, com o objetivo de orientar a população sobre práticas que visam reduzir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

“Viemos orientar e observar se os ônibus e vans estão disponibilizando na entrada dos veículos álcool em gel para uso dos usuários, bem como se está sendo respeitado o limite máximo permitido para transporte de passageiros, que é de até 50% da capacidade máxima de lotação”, explicou o gerente de Regulação de Transporte Público e Terminais Rodoviários, Carlos Alberto, durante ação realizada nesta terça-feira, 24, com o apoio da Polícia Militar (PM) e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran).

A equipe reforça junto aos motoristas que os ônibus e vans não podem transportar pessoas gripadas ou que apresentem os sintomas da Covid-19, e junto às empresas que em todas as dependências dos terminais devem ser disponibilizados álcool em gel (pontos de embarque e desembarque, cabines de compra de passagens, guichês, lanchonetes, entre outros).

“É muito importante que as equipes estejam aqui vendo que nós estamos seguindo à risca todas as orientações. Nosso veículo tem álcool em gel disponível, cada passageiro está em uma poltrona e vamos deixar o material educativo que eles distribuíram à vista dos passageiros”, ressaltou o motorista de ônibus Cleydson Roberto.

Usando máscaras e higienizando sempre as mãos, a bióloga Laiane Almeida é de Campinas (SP) e estava de passagem por Palmas, a caminho de Araguaína. “Estas ações educativas são muito importantes e eu gostaria que outras fossem realizadas, porque por mais que esteja todo mundo falando no assunto muita gente ainda não se atentou para a gravidade do problema que estamos enfrentando”, destacou.