Atualizada às 17:58

O bispo emérito Dom Heriberto Hermes morreu nesta quarta-feira, 3, aos 85 anos, no  Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele estava internado devido a problemas de saúde. Conforme a Secretaria de Saúde (SES-TO) ele deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HGP no dia 16 de dezembro com quadro de pneumonia grave.

A informação é que ele faleceu por volta das 9 horas. O corpo do bispo será levado para Paraíso do Tocantins, onde será velado até a manhã desta quinta-feira, 4. Depois seu corpo será encaminhado para Cristalândia, onde será sepultado às 17h.

Ele foi bispo emérito da Prelazia de Cristalândia e tinha 26 anos de episcopado. Também foi fundador do Direitos Humanos no Estado do Tocantins. 

Homenagens

Em nota, a Arquidiocese de Palmas lamentou o falecimento de Dom Heriberto, "O falecimento de um pastor, de um bispo seja ele na ativa ou na emeritude, é sempre um momento muito doloroso para a comunidade eclesial. A morte do pastor é sempre um momento triste para a vida das ovelhas. É um momento de sofrimento, mas também de esperança na vida dessa Igreja,” disse o arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, por meio da nota. 

Na nota o arcebispo pediu que as pessoas aproveitem esse tempo de luto para  fazer uma reflexão sobre a importância da vida e da morte das pessoas. “Todos nós não deixaremos Dom Heriberto morrer porque estará sempre nas nossas memórias como pastor de todos, sobretudo das ovelhas sem pastor. Aos pés de Jesus peça Dom Heriberto, a Ele, pelas nossas Igrejas e pela nossa missão. Amém!", colocou Dom Pedro. 

O prefeito de Prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, em nome de toda equipe, lamentou a morte do Bispo. “Ele parte deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. Será lembrado como um grande religioso imbuído nas causas sociais, e que muito contribuiu de forma positiva com o Estado do Tocantins”, diz a nota. 

A Secretaria de Estado da  Cidadania e Justiça (Seciju) também lamentou a morte de Dom Heriberto. "É com profundo pesar que os servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) lamentam o falecimento de Dom Heriberto Hermes, grande homem e religioso, referência na luta pelos Direitos Humanos no Tocantins, e expressam suas mais sinceras condolências à família", diz a nota da pasta.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), lamentando a perda, deseja que Dom Heriberto Hermes "seja lembrado com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum, estimando, ainda, conforto a seus familiares e amigos".

O governador Marcelo Miranda destacou que o bispo emérito foi "atuante na promoção do ser humano, abraçou as pastorais sociais e com dedicação desenvolveu projetos concretos de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Integrou-se ao Movimento Nacional dos Direitos Humanos e ajudou a implantar vários Centros e era um discípulo de Deus pelas causas sociais", e deixou "as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com Dom Heriberto Hermes". 

 

Perfil

Dom Heriberto Hermes nasceu em 25 de maio de 1933 em Scott City, Kansas, Estados Unidos, e tinha um irmão gêmeo chamado Norbert Hermes. Sua entrada para o seminário da Ordem de São Bento aconteceu no dia 11 de julho de 1954, fazendo os votos como monge beneditino. Foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1960. 

Chegou ao Brasil no dia 4de outubro de 1962 para o mosteiro São José em Mineiros na Diocese de Jataí (GO), onde permaneceu 29 anos como pároco, professor, prior do mosteiro e formador. 

Em 20 de junho de 1990 foi nomeado bispo prelado da Prelazia Cristalândia pelo Papa João Paulo II. Sua posse como terceiro bispo prelado da Prelazia de Cristalândia aconteceu em em 23 de setembro de 1990.

Teve a sua renúncia por motivo de idade aceita pelo Papa Bento XVI aos 25 de fevereiro de 2009, quando na  Prelazia de Cristalândia dedicou-se ao Centro de Direitos humanos.