A barragem do Balneário Municipal de Bandeirantes do Tocantins rompeu pela segunda vez em menos de um ano nesta quarta-feira, 19. O primeiro incidente ocorreu em março do ano passado, quando uma das galerias da represa se rompeu. Conforme apurado pelo Jornal do Tocantins na época, o motivo foi a alta quantidade de água, que resultou no alagamento da área de mata circunvizinha.

 

 

Uma moradora da cidade, que não quis se identificar, contou que o local costumava ser o cartão postal da cidade até a barragem se romper pela primeira vez. “Quando estourou pela primeira vez a Prefeitura colocou a culpa na empresa que construiu e mesmo consertando o estrago, acabou com a praia que tinha ao redor. Agora o balneário rompeu novamente e ficou inviável para a comunidade usar”, relata.

Genivaldo Carneiro da Silva, de 42 anos, é ex-vereador de Bandeirantes e morador da cidade desde que nasceu. Segundo ele, a entrega da obra do Balneário ocorreu em 2012, um ano antes do início de seu mandato e o projeto previa uma prainha no local.

“Quando houve o primeiro rompimento mudaram a saída da água e a praia foi embora, a água tomou conta de tudo. É a segunda vez que arrumam e sempre que fazem essa manutenção o gasto de dinheiro público é muito grande”, apontou.

De acordo com Silva, a população fica desapontada porque o local é o único espaço público de lazer voltado para banho no município, já que os demais córregos da cidade secaram. O ex-vereador acrescentou que devido à falta de manutenção os quiosques do balneário deixaram de funcionar.

“Houve uma grande reforma no local, até instalação de mármore nos banheiros, mas agora está tudo quebrado. Na região tinha pessoas que tocavam o comércio, tinha um bar lá, mas agora está tudo ao Deus dará, abandonado”, lamentou.

O outro lado

Em publicação em uma rede social da Prefeitura Municipal de Bandeirantes do Tocantins na noite desta quarta-feira, 19, um comunicado relata que o rompimento se deu por “motivos climáticos” que ocorrem na região no início do ano, principalmente em fevereiro.

Em outro trecho, a publicação diz que o novo rompimento não ocorreu no local do primeiro “pois a ação da Prefeitura juntamente com a construtora foi eficaz” e que o prefeito e a equipe técnica trabalha para responsabilizar a construtora devido ao período de garantia. A gestão afirmou ainda que os reparos devem ser feitos em caráter de urgência.

A Redação solicitou um posicionamento sobre o alagamento para a Prefeitura Municipal de Bandeirantes do Tocantins e aguarda retorno.