A temporada de praias no Estado é sinônimo de diversão para moradores e turistas, mas também é época de atenção por parte dos que procuram os rios e lagos para se refrescarem. As arraias, animais que se defendem com uma ferroada altamente dolorosa, habitam esses rios e vez por outra são vistos por moradores, recentemente em Palmas. Inclusive, duas pessoas foram ferroadas por arraias nesse final de semana, conforme informou a Prefeitura de Palmas.

Conforme apurado pelo G1 Tocantins, as vítimas são um adolescente de 15 anos e uma mulher de 25, e os incidentes ocorreram na Capital e em Lajeado. As vítimas foram encaminhadas para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Capital.

Veja vídeo do registro de uma arraia que nadava na área de banho da Praia da Graciosa:

Com relação às telas de proteção, que teoricamente deveria barrar o fluxo de animais aquáticos como piranhas e arraias, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) informou que vem realizando, desde a última semana, reparos nas estruturas, e que na última terça-feira, 2, iniciou a manutenção na Praia do Prata e na quarta, 3, na Praia do Caju, ambas localizadas na região Sul de Palmas.

Também visando evitar os ataques, a Seisp informou que realizou licitação para aquisição de novas telas de proteção, que devem ser substituídas nas praias a partir da próxima semana.

Já os banhistas, para evitar incidentes com arraias ou piranhas, devem evitar mergulhar nas águas com machucados expostos ou ingerir alimentos dentro da água. Essas situações atraem os animas, e ferroadas ou mordidas são mecanismos de defesa deles contra possíveis predadores.

Para evitar a ferroada de arraia também é preciso andar com cuidado na água, arrastando o pé sobre a areia. O banhista também pode mexer a água para espantar animais que possa estar no local.