Câmeras de monitoramento já não intimidam a ação dos bandidos que entram em residências e comércios para furtarem ou roubarem. Ontem, uma farmácia aberta há mais de seis anos, a Farmamed, localizada na Avenida I, no Jardim Aureny III, região Sul da Capital, foi assaltada pela oitava vez em plena luz do dia. Casas, apartamentos e condomínios fechados também não ficam de fora dos crimes cometidos por bandidos que continuam à solta aterrorizando a população.

Pelas imagens cedidas pela farmácia é possível ver a ação dos bandidos que não se preocuparam em esconder seus rostos às 11h40. Um deles entrou para uma sala com os cinco funcionários e a cliente, enquanto o outro ficou no balcão vigiando. O proprietário, Flávio Bueno, disse que o prejuízo chega a R$ 10 mil, além dos pertences pessoais dos reféns.

De acordo com Bueno, a falta de policiamento ostensivo nas ruas facilita a ação dos criminosos. “Cheguei cinco minutos depois, abordei uma viatura da Polícia Militar (PM) que passava na hora e o policial disse que não podia ajudar porque estava indo para outra ocorrência no Jardim Taquari. A PM não tem condições de atender a população. São seis viaturas para toda a região Sul”, disse. A viatura que atendeu a farmácia chegou cerca de 25 minutos depois da solicitação.

Comércio

O dono de uma loja de moto peças também na mesma avenida Amilton Sousa Lima contou que seu estabelecimento já foi assaltado duas vezes em três anos, além de uma tentativa de assalto frustrada.

Outra loja que foi alvo de meliantes também na avenida foi a de artigos de pet e pesca. De acordo com o dono, Otoniel Noleto, no final do ano passado, um arrombamento durante a noite resultou em furtos de produtos. “Todo mundo é refém, se entra cliente novo não sabemos se é bandido”, afirmou.

PM

Em entrevista à TV Anhanguera, o comandante-geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, informou, que no ano passado, foram efetuadas 6.323 prisões. “Desse total, eu acredito que não tem nem mais 100 presos. Estamos fazendo um serviço que todo dia tem que ser refeito”, disse. Sobre a falta de efetivo, Santos disse que em breve será anunciada a data para o concurso da PM, porém os outros concursos já realizados anteriormente, como o da Defesa Social e Polícia Civil, estão parados.

Sobre os PMs cedidos a outros órgãos, como já noticiado pelo JTo em março, o coronel informou que já foi solicitada a volta. “Estamos aguardando os poderes nos devolverem pelo menos 50%, hoje são quase 400”, disse.

Em relação à denúncia sobre apenas seis viaturas para atender toda a demanda da região Sul de Palmas, a PM não havia respondido ao questionamento até o fechamento desta edição.

CompetÊncia PM

- Planejar, organizar, dirigir, supervisionar, coordenar, controlar e executar as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública;

- Executar, com exclusividade, ressalvadas as missões peculiares às Forças Armadas, o policiamento ostensivo fardado para prevenção e repressão dos ilícitos penais e infrações definidas em lei, bem como as ações necessárias ao pronto restabelecimento da ordem pública;

- Atuar de maneira preventiva, repressiva ou dissuasiva em locais ou áreas específicas em que ocorra ou se presuma possível a perturbação da ordem pública;

- Proceder, nos termos da lei, à apuração das infrações penais de competência da polícia judiciária militar.

Fonte: Polícia Militar