Um balão caiu nesta segunda-feira, 1°, na zona rural de Mateiros, cidade distante a 310 km de Palmas, na região do Jalapão. O objeto, com painéis solares e equipamentos tecnológicos, que até então não teria sido identificado pelos moradores do local, chamou à atenção dos curiosos.

A Polícia Militar (PM) atendeu a ocorrência registrada pelos moradores que presenciaram a queda e isolou o local.

De acordo com informações da polícia, o objeto tem aparência de um balão de internet do projeto Loon do Google.

A iniciativa, conforme divulgou o G1 Tocantins, foi criado em 2013 para levar internet banda larga para regiões remotas, como estas do Jalapão.

O equipamento ficou pendurado em uma árvore e ninguém se feriu.

A corporação disse que tentou contato nos números disponíveis no equipamento e com órgãos que possam localizar algum responsável pelo objeto, mas até o momento que esta reportagem foi fechada, ela não teria conseguido falar com ninguém da empresa.

Projeto Loon

É um projeto de pesquisa e desenvolvimento desenvolvido pelo Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto utiliza balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel.