A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), aprovou na manhã desta terça-feira, 21, as mudanças no Calendário Acadêmico dos cinco câmpus (Palmas, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Dianópolis e Augustinópolis) para o segundo semestre de 2020. Em outra ocasião, os membros do Consepe e também do Conselho Universitário (Consuni) já haviam aprovado que o semestre 2020.2 vai seguir com aulas remotas em virtude da pandemia da Covid-19.

Segundo a Unitins, as principais mudanças aprovadas estão ligadas as férias docentes (9 a 31 de julho), o período de rematrícula (12 a 18 de agosto) e o início das aulas, que ficou marcado para 24 de agosto. A universidade afirma que em breve, o calendário completo dos cinco câmpus será divulgado no portal da Unitins na internet com as devidas alterações.

De acordo com o calendário que a Unitins divulgou no início deste ano, as aulas do segundo semestre de 2020 deveriam ser iniciadas no dia 03 de agosto, porém a pandemia mudou os planos da instituição de ensino. A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, falou sobre essa mudança: “é justamente para planejarmos e prepararmos melhor as nossas práticas de aprendizagem com uma Jornada de Imersão pedagógica com os nossos docentes que vai durar três semanas. E, também, para que a estrutura tecnológica da Universidade seja adaptada a essa realidade que a pandemia nos impõe”, relatou.

Através da coordenação pedagógica geral, a universidade disse que o plano é encerrar o semestre na mesa data do calendário anterior, com os lançamentos das notas dos exames finais e entrega dos diários até 21 de dezembro. Para aperfeiçoar o processo de aulas remotas, a Unitins também vai promover um uma capacitação dos professores por três semanas, com início no próximo dia 03 de agosto.