Um novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) sobre os casos suspeitos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, informa que há 38 casos sendo acompanhados no Tocantins pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO).

Os casos estão distribuídos nas cidades de Palmas (onde há um confirmado), Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema, Xambioá e Pedro Afonso. Também há seis casos descartados.

De acordo com a SES, os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz (IAL), ainda não foram liberados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

Prefeitura

A Prefeitura de Palmas também divulgou nesta quinta que 45 casos suspeitos de coronavírus  estão sendo investigados em Palmas. De 28 de fevereiro até esta quinta, 58 casos foram notificados, sendo que 12 deles foram descartados e um confirmado na Capital.

A reportagem questionou a SES sobre o motivo pelo qual há diferença nos números apresentados pelas gestões Municipal e Estadual, se os critérios para classificação de casos suspeitos são distintos e se alguns dos considerados pela prefeitura chegaram a ser descartados pela SES após notificação. A pasta informou que os dados contidos no boletim divulgado ao fim do dia foram atualizados antes do recebimento das notificações das secretarias municipais de saúde.

Em alguns casos, quando a SES fecha o boletim diário, por se tratar de dados dinâmicos, as prefeituras ainda estão fechando os delas. A SES destaca ainda que no site do Ministério os dados relacionados ao Tocantins estão abaixo do divulgado pela pasta.