Comemorado há 323 anos, o Dia Nacional da Consciência Negra, é lembrado nesta quarta-feira, 20, em memória à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, no Brasil. Nesta data, escolas e universidades pautam a luta pela igualdade racial e o combate ao racismo.

Em Palmas, capital do Estado, a Prefeitura informou que haverá uma programação em alusão a data no próximo sábado, 23, na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos a partir das 8 horas. Haverá cantos, danças, declamações, pinturas e ainda, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, terá apresentação teatral e capoeira. 

No mesmo dia, as 8 horas, a Escola Lúcia Sales também terá apresentações culturais de dança, música e teatro.

Além disso, durante toda a semana, os alunos da rede municipal têm trabalhado a temática do racismo.

Governo do Estado

Em nível estadual, os temas ligados a igualdade racial são trabalhados de forma transversal nas unidades de ensino. Em todos os municípios, estão previstas programações alusivas à data nas escolas, como seminários, palestras, momentos artísticos e culturais com o objetivo de reforçar a importância da trajetória da população negra, assim como o combate ao racismo. 

Em Palmas, a Escola Estadual Setor Sul desenvolve, durante toda a semana, apresentações de danças, músicas e a exibição de filmes ligados à temática. 

Já em Cristalândia, a Escola Estadual de Cristalândia realizará a 16ª edição do Projeto Batuque e a comemoração do Dia da Consciência Negra, na sexta-feira, 22, às 10 horas.

Em Paranã, o Colégio Desembargador Virgílio de Melo Franco realizará as atividades referentes à data, na Feira Coberta, em frente à Praça das Mangueiras, trazendo o tema Identidade Negra. A culminância das atividades ocorrerá dia 20 de novembro, a partir das 19h30.

O governo reforçou que as unidades escolares têm autonomia para definir as atividades pedagógicas e culturais realizadas durante o ano letivo, sendo inseridas no Plano Político Pedagógico de cada escola. O documento é construído de forma colaborativa com a comunidade escolar, incluindo representantes dos pais e dos estudantes.

UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) também lançou na noite da última terça-feira, 19, a Campanha Institucional de Enfrentamento ao Racismo Institucional. Mesmo antes do lançamento oficial, a campanha já teve atividades desenvolvidas desde o início de novembro, com mesas sobre saúde mental e racismo institucional, plenária de ações afirmativas, dentre outros.

Ainda estão previstas atividades como o Congresso Internacional de Capoeira, com aulas de capoeira, passeio turístico, dentre outros. Confira programação completa abaixo.