O Disque Coronavírus Palmas, serviço de atendimento telefônico disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) nesta quinta-feira, 19, está disponível para a população a fim de esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. Os números para receber as ligações são os (63) 3218-5643 e 3218-5458 e o atendimento acontece das 7 às 19 horas.

A equipe de atendimento é formada por profissionais da Semus que irão informar a população sobre os sinais e sintomas, orientar quando houver a necessidade de cada um buscar as unidades de saúde e notificar os casos suspeitos de infecção pelo vírus.

Disque Saúde

Além do atendimento específico do município, o Ministério da Saúde também possui do número 136, que abrange todo o Brasil e tem a mesma finalidade do contato local, bem como do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, presente nos serviços de download App Store e Play Store com informações confiáveis sobre o assunto.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Palmas esclarece que em um quadro leve, em que é apresentado coriza e mal-estar, não é necessário ir à unidade de saúde. Mas se tiver febre, tosse, associadas ao contato com uma pessoa infectada ou histórico de viagem para locais onde há casos confirmados do Covid-19, deve-se procurar um Centro de Saúde da Comunidade para avaliação clínica. Se com esse mesmo quadro o paciente também sentir falta de ir, deve se dirigir imediatamente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).