A Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Tocantins (Prosispen) solicitou à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de ofício urgente, a análise para possível suspensão de visitas nas unidades prisionais do Tocantins. 

O documento é desta quinta-feira, 12, e pede a suspensão das visitas aos presídios por considerar a declaração de pandemia do Coronavírus (Covid19), proferida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta  quarta-feira, 11. 

O ofício também considera o risco de contaminação da população presa, servidores e visitantes das unidades penais, pois "as visitas vêm de localidades, cidades e estados diferentes", diz o documento, que ressalta que a medida seria o mais recomendável e pode evitar um caos na "vulnerável situação em que trabalham os agentes do Sistema Prisional, bem como a população carcerária e seus parentes/visitantes".

Assinam o documento o agente Janivaldo Rocha, vice-presidente da Prosispen e o a gente Eudes Marques, diretor jurídico da associação. 

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a Seciju, para saber se a pasta irá acatar o pedido da entidade e aguarda um posicionamento.