O Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, emitiu na manhã desta terça-feira, 17, algumas orientações para as paróquias e fiéis neste período de pandemia. O arcebispo determinou que as igrejas tomassem providências como higienização dos espaços litúrgicos, dispensa dos grupos de riscos do preceito da missa dominical e suspensão de alguns ritos durante a comunhão. A determinação se deu tanto por prevenção quanto pelo bem espiritual dos fiéis.

Por tempo indeterminado, está suspensa a comunhão na boca, o abraço da paz, a oração do Pai Nosso de mãos dadas e a catequese de todas as etapas, inclusive a preparação para os sacramentos que não for inadiável, além do cancelamento de todos os eventos pastorais que também não forem estritamente necessários. Segundo o arcebispo, também fica dispensado o beijo da Cruz na Sexta-feira Santa.

Além disso, idosos, pessoas com doenças crônicas, saúde debilitada ou baixa imunidade estão dispensados do preceito da missa dominical. “Para os idosos e doentes, que não puderem ir às Igrejas e que não estejam em quarentenas, por conta do coronavírus, pedimos que os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucaristia levem à comunhão eucarística a estas pessoas”, informou na nota.

Dom Pedro também pede que as paróquias cuidem da prevenção e da segurança sanitária dos fiéis, através da limpeza, higienização e da ventilação dos espaços litúrgicos e de informações médico-sanitárias.

Outra determinação para todas as paróquias de Palmas é que as missas nas quartas-feiras na Casa de Maria, e em outras paróquias que desejarem, sejam rezadas com a intenção de proteger o povo de todas as enfermidades. Também pediu que neste momento de restrições presenciais nas igrejas, os fiéis reforcem a participação das missas televisionadas para que o domingo seja vivido como dia de oração.

“Recomendo a todos que não criemos pânicos desnecessários, não alimentem medos e nem divulguem notícias falsas, receitas, medicamentos e tratamentos, sem as devidas comprovações médico-sanitárias. Neste tempo de provação o cristão é chamado, mais do que nunca, a da dar razões a sua esperança, ‘sal da terra e luz do mundo’”, frisou o arcebispo na nota de orientação.

Segundo a Arquidiocese, as determinações são por tempo indeterminado e poderão ser atualizadas ou canceladas quando for necessário.