A próxima semana em Araguaína começará com medidas mais restritivas que buscam conter o avanço do coronavírus na cidade. Segundo o novo decreto que será publicado na segunda-feira, 23, o transporte público coletivo no município será paralisado na segunda mesmo, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais será suspenso a partir de terça, 24, e o Terminal Rodoviário será fechado na quarta, 25. O decreto ainda prevê a restrição do atendimento ao público na Prefeitura a partir de terça, mantendo em cada secretaria apenas os serviços essenciais.

De acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, a medida atende a Portaria nº 254, do Ministério da Saúde, publicada na última sexta, 20, que declarou em todo o território nacional estado de transmissão comunitária. Além disso, o Estado já registrou o segundo caso confirmado e o número de casos suspeitos em Araguaína subiu para nove. 

“Apenas os serviços essenciais de abastecimento e saúde serão mantidos. É uma maneira de tentar conter a curva de crescimento do vírus. O apoio da população neste momento, ficando em casa e saindo apenas para o necessário, tomando todas as medidas necessárias, é essencial para que saiamos da melhor forma possível no combate a esse vírus”, afirmou Dimas, que recebeu apoio da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e empresários locais.

Transporte

Dimas informou que entrou em contato com o governador Mauro Carlesse neste sábado, 21, sobre o fechamento da Rodoviária, por se tratar de transporte interestadual, de responsabilidade do Governo do Estado, e caso o mesmo não se posicione, manterá o fechamento a partir do dia 25. Os pontos de transporte da Feirinha e do Mercado Municipal também serão fechados.
 
Já o Terminal do Transporte Coletivo Urbano localizado na Praça das Bandeiras terá todos os serviços suspensos por tempo indeterminado. O serviço abrange 120 dos 141 bairros da cidade com 14 linhas ativas e conta com 3.500 usuários, que terão os cartões de uso bloqueados.
 
“O fechamento do Aeroporto é de determinação do Governo Federal, no entanto a empresa Passaredo já anunciou suspensão dos voos a partir desta segunda-feira”, explicou Dimas.