As Secretarias Municipais da Saúde de Araguaína e de Palmas divulgaram que realizarão ações de vacinação neste sábado, 16, com o foco nas campanhas nacionais. Em Araguaína, as salas de 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrem para o dia D da Campanha de Multivacinação e continuam oferecendo a vacina contra a Covid-19. Já em Palmas, quatro Unidades de Saúde da Família (UFS) abrem para a Multivacinação e três para a imunização para a Covid-19. 

Conforme a Saúde de Araguaína, o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos e segue o calendário do Ministério da Saúde (MS).  “Durante o dia “D”, todas as 19 UBS irão funcionar das 8 às 17 horas atendendo com o serviço de vacinação para atualizar a caderneta de vacinação das crianças”, explicou a diretora de Imunização do município, Samilla Braga.

Além disso, as UBS também prestarão o serviço de acompanhamento do Bolsa Família, por isso é necessário que os pais levem o cartão. Neste sábado, a programação também contará com a participação das equipes de saúde bucal do Município, realizando exames e atendimentos odontológicos para as crianças. 

Apesar da programação especial, as UBS continuarão ofertando a imunização  contra a Covid-19 e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, será oferecida apenas essa vacinação.

Após o dia D da campanha, as vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, nas UBS.

Na Capital, a Secretaria da Saúde disponibiliza três pontos de vacinação para administrar a primeira e segunda dose e também a de reforço com os imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Outras quatro unidades estarão abertas para  atender a Campanha da Multivacinação de Atualização do Cartão de Vacinas do público menor de 15 anos.

Para se imunizar contra a Covid-19, a população poderá ir às USFs José Hermes, na do Taquari, além do Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas) Eduardo Medrado, das 7h30 às 17 horas. Em Palmas, a vacinação está disponível para a população acima de 12 anos, o reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. 

No caso da Multivacinação para a atualização do cartão de vacinas, as Unidades da Arso 41, Arso 111, Arne 53 e Laurides Milhomem estarão abertas  para receber o público determinado pelo MS. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea no período das 7h30 às 17 horas.

Após esse dia D, na Capital a campanha segue acontecendo em 28 USFs até o final do mês.