As Secretarias Municipais da Saúde (Semus) de Araguaína e de Cristalândia começaram nesta quarta-feira, 14, a imunização de um novo grupo etário, já a Semus de Guaraí começará nesta quinta-feira, 15. Em Araguaína começam a ser vacinados os moradores entre 35 e 42 anos, sem comorbidades, já em Cristalândia são pessoas de 30 a 34 anos que entram na fila de imunização. E por último, em Guaraí, são vacinados o público em geral acima de 30 anos. 

Segundo a Saúde de Araguaína, o grupo dessa faixa etária poderá receber a vacina em 15 unidades básicas de saúde (UBS), durante esta semana. Além desses moradores ainda, nesta semana, a saúde realiza uma ação de repescagem para as pessoas de grupos prioritários que ainda não fizeram a vacinação. Essa ação específica ocorre exclusivamente no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma. 

Ainda segundo a Saúde, a redução da idade é possível devido à baixa procura pela vacinação e à disponibilidade de doses. “Na segunda-feira, 12, vacinamos 1.099 pessoas. Nós consideramos um bom dia de vacinação quando aplicamos entre 2.000 e 3.000 doses”, explicou a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga. 

Já em Cristalândia, a Saúde Municipal ampliou nesta quarta, 14, a vacinação para pessoas na faixa etária de 30 a 34 anos, sem comorbidades. A ação ocorreu em dois pontos, o Cesp e a Unidade Básica de Saúde Frei Rosário, sempre das 8 às 17 horas. 

Ainda segundo a Saúde, nesta terça-feira, 13, também foi ampliada no Município a vacinação contra a influenza, passando a ser aplicada, conforme repasse de doses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para toda comunidade a partir de 6 meses de idade. O imunizante também está sendo aplicado no Cesp e na UBS Frei Rosário.

E em Guaraí, a Saúde Municipal vacina a partir desta quinta, em mais um mutirão, o público geral de 30 anos ou mais. A ação acontecerá na praça da Conciliação das 8 às 14 horas, enquanto  durar as doses no estoque do Setor de Imunização do município.

Para a ação de vacinação, a pessoa deve apresentar comprovante de endereço na cidade, documentos pessoais e os cartões de vacina e do SUS.

A Saúde de Guaraí ainda realiza o agendamento da vacina nas oito unidades de saúde do município, que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Palmas

Em Palmas, nesta quarta-feira, ocorre a vacinação de pessoas dos grupos prioritários e também para as pessoas sem comorbidade a partir dos 43 anos podem se vacinar normalmente. Na quinta-feira, 15, serão vacinadas somente mulheres gestantes e puérperas.

São vacinados na Capital os trabalhadores da indústria, com Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE) 35, 36, 37, 38, 39, 53, 59, 60 e 61, limpeza urbana, transporte urbano, educação, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades com mais de 18 anos, além da população em geral com mais de 43 anos. A vacinação deve ser agendada com antecedência no site do Coronavírus Palmas.