A Prefeitura de Araguaína anunciou na tarde deste sábado, 13, a suspensão temporária da divulgação de novos casos de Covid-19. A medida é para “evitar falsa sensação de segurança” após o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) ter restringido os testes para a doença apenas a pacientes internados e que morreram suspeitos da doença.
 
“Sem essa análise o registro de crescimento da doença ficará comprometido”, diz o comunicado da prefeitura.
 
A Secretaria Municipal de Saúde vai continuar coletando amostras de swab todos os dias nos pacientes atendidos nas unidades básicas, pronto atendimento ou domicilio para enviar o material ao Lacen. Contudo, os exames não têm data prevista para divulgação.
 
“Outra preocupação é que esse acúmulo de exames possa desencadear uma situação de explosão fictícia de novo casos, uma vez que sairão centenas em um período menor de tempo do que o habitual”, afirma a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia, por meio da assessoria.
 
A prefeitura afirma ter comprado cinco mil kits de extração e materiais necessários para as amostras e seguirá com o teste rápido em pacientes após o sétimo dia de sintomas.