Araguaína recebeu 1.000 testes rápidos para detectar a doença Covid-19 nesta terça-feira, 24. Esse material comprado pela Prefeitura Municipal já começou a ser usado nesta quarta-feira, 25, em nove casos suspeitos que são acompanhados pela Saúde Municipal. A gestão municipal ainda liberou mais verbas para a aquisição de mais 1.000 unidades do teste.

Conforme a gestão de saúde, o teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. A reação do corpo ao vírus Sars-Cov-2, causador da doença, ficou conhecida em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.

 Esses testes serão realizados após classificação do atendimento nas duas unidades básicas de saúde (UBS) que passaram a ser porta de entrada para atendimento de qualquer grau de sintomas, a unidade JK e a Albeny Soares.

O atendimento médico nos locais indicados determinará qual medida será tomada para tratamento do paciente, que pode ser apenas isolamento domiciliar ou encaminhamento para o hospital de referência.