Local de lazer, prática esportiva, entretenimento e palco para grandes eventos, como o Festival São João do Cerrado e encenação da Via Sacra, o Eco Parque Cimba foi entregue oficialmente à população de Araguaína, na sexta-feira, 12. O local recebeu serviços de limpeza, retirada das voçorocas, instalação de sistema de drenagem e terraplanagem das pistas.

O parque recebeu o nome de Benedito Vicente Ferreira, empresário e político fundador da Companhia Industrial e Mercantil da Bacia Amazônica (Cimba), cujas ruínas estão preservadas no centro deste parque.  Conforme a Prefeitura de Araguaína, a Cimba foi a primeira indústria de Araguaína e de todo o norte goiano, com atividades de extração de madeira; extração, refinamento e envasamento de óleo babaçu; beneficiamento de algodão; beneficiamento e empacotamento de arroz e indústria de sabão.

O local conta agora com piso de concreto polido nas ruínas que foram preservadas como patrimônio histórico, gradil de fechamento, iluminação em LED, grama, sistema de irrigação e drenagem, paisagismo, estacionamento, lago e cascata.  E ainda academias ao ar livre, adulta e infantil, com aparelhos de ginástica e musculação também para deficientes, ciclovia, pista para caminhada e corrida.

O parque também recebeu cercas no seu entorno, alambrado metálico na frente e cerca concertina dupla nos fundos, onde fica a mata. Em seu interior há duas pistas, sendo uma para ciclismo e outra para caminhada, ambas com 1,2 km de extensão.

O Córrego Canindé também passou por um processo de recuperação. Com isso, o local ganhou um lago, que funciona como bacia de detenção. A nascente fica dentro dos limites do parque.