A Prefeitura de Araguaína determinou o fechamento do Parque Cimba e do Parque das Águas nesta quinta-feira, 19, por meio do Decreto Municipal nº 207, publicado no Diário Oficial do Município. A medida também decreta o fechamento de determinados comércios e a realização de cargas horários em home office para servidores dos grupos de risco.

Entre os estabelecimentos que devem ficar fechados estão academias, clubes, balneários e locais de prática desportiva. O consumo de bebidas alcoólicas está proibido em qualquer lugar público ou comércios, além disso, é vedada a venda de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e restaurantes.

Também locação de objetos de uso comum, como bicicletas, patins, pedalinhos e similares em todo o Município está proibida.   O documento proíbe a comercialização de produtos por ambulantes, trailers, carretas na Via Lago e no Parque Cimba.  

Home Office

A gestão municipal também dispensou o atendimento o público nos órgãos da administração pública e os servidores que fazem parte do grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal e doenças respiratórias crônicas devem trabalhar de casa.

Além disso, mulheres grávidas e lactantes também devem realizar home office. A mesma medida vale para os servidores que possuem sintomas semelhantes aos do coronavírus como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. Esses servidores devem informar os sintomas as suas respectivas pastas para medidas de fiscalização e acompanhamentos.

Parques e Rua

As medidas do Decreto Municipal visam evitar as aglomerações de pessoas e por isso, inclui, conforme a Prefeitura Municipal, o fechamento dos parques. Já a Via Lago não terá o isolamento das ruas, nos fins de semana e feriados, para práticas esportivas e de lazer por tempo indeterminado. As atividades no local estão suspensas.

Araguaína, segundo o município, tem três casos suspeitos. Outras medidas como suspensão das aulas já estão suspenso. A suspensão de atendimentos da saúde, com exceção da área de saúde mental, pré-natal, vacinação de rotina, teste do pezinho e urgências também estão suspensas.

Conforme a gestão, o descumprimento dos termos do decreto implica na aplicação de sanções legais estabelecidas no Código de Posturas e de Vigilância Sanitária do Município, além de poder, inclusive, configurar como crime contra a saúde pública.