A Prefeitura de Araguaína determinou novas regras para o funcionamento de academias na cidade e proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos por meio do Decreto nº 234. Essa medida altera o Decreto nº 227/2020, que trata da retomada gradativa das atividades econômicas, e está publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 23. 

Conforme a gestão, para a reabertura das academias, os estabelecimentos precisarão se adequar às normas publicadas na portaria e serão permitidas apenas as atividades individuais. Com relação aos equipamentos, a Prefeitura determina que poderá ter apenas um equipamento a cada dez metros quadrados para manter um distanciamento cerca de três metros. 

As esteiras, bicicletas e outros da modalidade aeróbica poderão ser usados apenas em baixa intensidade. Outra determinação é que as aulas em grupo, como zumba, continuarão suspensas. 

Além das regras gerais que também deve ser seguidas, sendo elas a disponibilização de álcool em gel, intensificação das ações de limpeza e limite do número de pessoas por vez. Também é obrigatório o uso de máscaras. 

Essa liberação para abertura de academias será individual e avaliada por fiscais da Prefeitura.

Bebida alcoólica

No que se refere à proibição da bebida alcoólica em locais públicos, entram nessa regra qualquer estabelecimento comercial, industrial e de serviços, além de locais abertos e públicos da cidade.  Em março, a gestão da cidade também havia proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos ou comerciais, além de vedar a venda em bares, lanchonetes e restaurantes.